Lapiseiras e Portaminas

Lapiseiras e Portaminas

Lapiseiras Porta minas são instrumentos essenciais em qualquer trabalho artístico ou técnico. Um esboço? Um traçado? Uma marcação com Régua? Elas são presença garantida nos inícios e ajudam a tornar reais as idéias mais mirabolantes.

Muita gente se pergunta qual é a diferença entre lapiseiras e porta-minas…na verdade, não há nenhuma diferença! Algumas regiões do Brasil preferem chamar estes instrumentos de escrever ou desenhar de lapiseiras e outras de porta-minas. Muitas pessoas ainda utilizam o termo porta-minas para definir lapiseira que suportam minas com espessuras maiores. 

Mas o que é mina? Mina é o “grafite” que vai dentro do mecanismo da lapiseira ou porta-minas, e não necessariamente elas precisam ser somente feitas de grafite. Existem minas dos mais variados tipos e cores, Minas de carvão, minas de giz, minas coloridas, minas multicoloridas, minas de grafite das mais variadas graduações, minas aquareláveis. Além disso, as minas variam também em espessura, desde uma finíssima 0,3mm até cerca de 5,6mm.

O importante na hora de escolher uma lapiseira ou porta-minas é definir para qual técnica e propósito ela será utilizada. Lapiseiras para minas de 0,3mm são muito utilizadas em desenhos técnicos, que necessitam de traços limpos e extremamente precisos. Já uma lapiseira de 0,7mm é mais desejada para o desenho gráfico e artístico, por possibilitar uma maior variação de espessura no traçado e ser de maior auxílio para o desenvolvimento de esboços, por exemplo. Lapiseiras de 2,0mm a 3,2mm são perfeitas para o desenho artístico. Sua ponta pode ser mais apontada ou mais arredondada, dependendo dos efeitos desejados. Efeitos de sombra e luz podem ser criados com maior versatilidade e o preenchimento de áreas fica mais fácil. As lapiseiras ou porta-minas de 5,6mm também são indicadas para o desenho artístico. A maioria dos modelos vem com apontador, o que possibilita modificar a espessura dos traços conforme a necessidade. As porta-minas 5,6mm são lindas ferramentas de desenho e escrita, e possuem muitas opções de minas. Uma mina de 5,6mm de carvão pode ser utilizada em porta-minas, por exemplo, evitando que se suje as mãos e preservando o desenho.

Além de toda sua utilizada, lapiseira e porta-minas podem ser encontradas nos mais diversos designs e modelos, dos mais, modernos até os mais tradicionais ou vintage, e são objeto de desejo de muitos aficcionados e colecionadores.

As lapiseiras e porta-minas que você encontra na Artistika são importadas, da marca Koh-I-Noor, de origem Tcheca, e da marca Worther, proveniente da Alemanha. Estão disponíveis em diversos modelos que suportam minas nas espessuras, 0,3mm, 0,5mm, 0,7mm, 2,0mm, 2,5mm, 3,15mm, 3,2mm, 3,8mm e 5,6mm. Seu corpo pode ser em plástico ou metal, com grip, clip, apontador, em cores e acabamentos variados.

As lapiseiras ou porta-minas que a Artistika disponibiliza são indicadas para desenho artístico, desenho técnico, esboço, traçados, marcações, escrita e ilustração.

Deixe uma resposta