Espátula para Pintura

Espátula para Pintura

Espátulas para Pintura: qual e melhor forma de usá-las e conservá-las por um longo período.

Para que servem as espátulas?
As espátulas, juntamente com os pincéis, são ferramentas básicas do artista durante a criação de uma tela. Elas são utilizadas para a criação de texturas, relevos e volumes, e com elas pode-se retirar a tinta da tela, criando efeitos, contrastes de cores e profundidade.

Como é seu processo de fabricação e quais as matérias-primas envolvidas?
As espátulas são feitas de aços especiais, o que envolve metalurgia. Assim prensagem, soldas e polimentos fazem parte do processo produtivo. Além disto, na sua grande maioria, os cabos são de madeira.

Por que há tantos tamanhos e formatos? Qual a indicação de cada um?

Os formatos das espatulas são diferenciados para possibilitar a criação de efeitos e traços específicos. Por exemplo, as espátulas de pontas mais finas e angulosas são ideais para cantos, traços finos e raspagens. As mais arredondadas são indicadas para aplicação de tinta e suavizar arestas.

Quais os efeitos obtidos com o uso de uma espátulas em uma tela?

Relevos, texturas, raspagens, sulcos, chapados, esfumaçados, degradês, luz, sombra.

Quais os cuidados de preservação das espátulas?

Após a utilização, recomenda-se limpar a tinta restante na espátula, ainda enquanto úmida, com um pano seco. depois de completamente limpas e secas é importante cobri-las com uma fina camada de óleo de linhaça, passada com pincel, pano ou mesmo com os dedos, para sua perfeita conservação. Guardar preferencialmente em lugar livre de umidade.
Qual sua vida útil?

Uma espátula pode durar muitos anos, desde que seja devidamente limpa e guardada sempre em lugares livres de umidade.

Qual a maneira mais correta de guardá-las: pelo cabo, pela parte metálica, penduradas, apoiadas em algum lugar?

A única maneira incorreta de se guardar uma espátula é apoiada pela ponta, pois ela corre o risco de entortar ou dobrar.

Deixe uma resposta