1- Tamanho e peso do cavalete aberto e fechado Estas informações são úteis para a questão da mobilidade, para quem gosta de pintar ou desenhar em espaços internos ou externos. Um cavalete pode ser mais robusto para ser montado e posicionado de forma fixa em um espaço determinado, ou pode ser leve e compactável, podendo ser transportado facilmente em bolsas e mochilas. Lembre-se também que a altura do cavalete contribui para a postura do artista e visualização correta do trabalho durante o processo criativo.
2- Tamanho suportado para tela e painelEscolha um cavalete que suporte e se adapte aos tamanhos de telas, painéis ou papéis que você costuma utilizar em seus trabalhos.
3- Estabilidade do cavalete Esta informação contribui para a precisão do trabalho, para que seu desenho ou pintura obtenha a perfeição desejada.
4- Versatilidade do cavalete
Existem modelos de cavaletes que possuem o eixo móvel e podem ser utilizados tanto na posição vertical tradicional como na posição horizontal, como uma mesa. Isso possibilita que ele sirva de apoio durante trabalhos que utilizam mídias mais secas ou pastosas, e também durante a utilização de técnicas mais aquareladas.
Hoje em dia, o mercado disponibiliza cavaletes de madeira ou metal, de chão ou mesa, com opções de posicionamento na vertical e horizontal.